sexta-feira, 6 de abril de 2018

Assembleia homenageia jornalistas com sessão solene

Em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril, a Assembleia Legislativa rendeu homenagens nesta sexta-feira (6) a 25 profissionais com destacados serviços prestados à imprensa potiguar, dentre elas uma homenagem póstuma a Luís da Câmara Cascudo. A solenidade, proposta pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), reuniu parlamentares, gestores, familiares, amigos e colegas dos homenageados, que lotaram as galerias e o plenário da Casa.

“Esta sessão trata de justa homenagem ao Dia do Jornalista. Isso significa um reconhecimento não só à dedicação dos que trabalham nesta Casa, mas também uma homenagem aos profissionais da área que têm se dedicado e procurado contribuir para o desenvolvimento e valorização do jornalismo como profissão”, declarou Ezequiel Ferreira, que também destacou alguns desafios da profissão, como o mercado e as condições de trabalho e o piso salarial.

Ainda em pronunciamento, o presidente Ezequiel anunciou os homenageados e relembrou a trajetória profissional de cada um deles, destacando os diretores de comunicação da Assembleia Legislativa, Rodrigo Rafael e Marília Rocha. “São eles que conduzem o nosso jornalismo nos tempos bons e na adversidade. Sem hora pra terminar. Conduzem uma equipe talentosa, o nosso site, as nossas crises, as nossas redes sociais. A eles, o nosso muito obrigado em nome dos 24 deputados estaduais”, complementou ele, que enalteceu também o legado do “bom jornalismo” de Câmara Cascudo.

Falando em nome dos homenageados, o jornalista Osair Vasconcelos agradeceu a homenagem conferida pela Casa Legislativa e ressaltou o papel do jornalista. “É parte do nosso mister diário atentar cuidadosamente ao que ouvimos para questionar o falante onde ele menos espera. É nossa obrigação profissional ser atento e perscrutador. Vigilante e crítico. E, muito especialmente, honesto e fiel ao escrever aquilo que ouvimos”, afirmou ele, destacando também a homenagem póstuma concedida à Cascudo. “Que honra e glória representa para todos nós fazer parte de uma homenagem em cujo rol está esse nome”, concluiu Osair.
(Leia na próxima postagem o texto integral do discurso do jornalista Osair Vasconcelos).

Todos os homenageados foram indicados pelos 24 deputados da 61ª Legislatura e foram agraciados, durante a solenidade, com a entrega de placas comemorativas. São eles: Alex Viana, Anna Karlla Fontes, Christian Lira de Vasconcelos, Ciro Pedroza, Cledivânia Pereira, Diassis Oliveira, Emery Costa, Felinto Rodrigues, Gerlane Lima, Gunther Guedes, Ilana Albuquerque, Ivo Freire, Jackson Dantas Filho, Jean Valério Gomes Damasceno, João Maria Medeiros, Luan Xavier, Mariana Vieira, Marília Rocha, Ohara Oliveira, Osair Vasconcelos, Rafael Duarte, Rodrigo Rafael, Saulo Vale e Washington Rodrigues da Silva, além de Luís da Câmara Cascudo (in memoriam). 

A sessão solene contou com as presenças dos deputados Gustavo Carvalho (PSDB), Hermano Morais (MDB), George Soares (PR), Tomba Farias (PSDB), Ricardo Motta (PSB), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Fernandes (MDB), Cristiane Dantas (PLL), Dison Lisboa (PSD), Vivaldo Costa (PROS), Raimundo Fernandes (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Jacó Jácome (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Carlos Augusto Maia (PCdoB), Larissa Rosado (PSDB); José Dias (PSDB); Fernando Mineiro (PT); Galeno Torquato (PSD); e Souza (PHS); o vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PSB); o conselheiro do TCE, Poti Cavalcanti; e a vereadora Eudiane Macedo (PTC).

Além da classe política, diversos profissionais da comunicação potiguar acompanharam a solenidade na Assembleia Legislativa.
Fotos: João Gilberto
Nota transcrita do portal da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.