quinta-feira, 8 de março de 2018

Artigo de Cid Montenegro: Roberto Campos

Na década de 90, eu através do meu amigo e colega de Conselho no Flamengo Gustavo Capanema Filho, no apartamento que era de seu pai 
na av.  Ruy  Barbosa, zona Sul  do Rio, o ex ministro  do governo Getúlio Vargas , dr. Gustavo Capanema, (um dos maiores educadores da República), eu  tive  a honra de jantar com  o dr Roberto Campos.
Um gênio, muito a frente do seu tempo. Falou muito sobre Dinarte Mariz, Tarcisio Maia, Aluízio Alves e Jessé Freire quando o assunto era o  nosso estado. Disse que seu Nevaldo Rocha foi um dos maiores empresários de visão do país. Falava sobre o comunismo, que um dia iria desaparecer, pois era inimigo do desenvolvimento, geração de emprego e renda e responsável pelo sofrimento de um povo amedrontado e ameaçado por crueis ditadores.  Afirmou, "Eu e o Lacerda (Carlos Lacerda), tivemos muitos combates aqui no no Rio e com o Adhemar (de Barros) em SP, porém o maior orador da história do nosso Congresso reconheceu a tempo o erro que aprendeu na sua infância) . Caros leitore(a)s.  talvez os senhore(a)s não saibam que o nome do  maior governador da Guanabara era Carlos Frederico Werneck de Lacerda e o nome próprio foi em homenagem aos comunistas Karl Marx e Friedrich Engels, os  responsáveis pela criação do famigerado Manifesto Comunista. Economista, diplomata, ministro, deputado federal e imortal da ABL, foi acima de tudo um profeta. Vejam o leste europeu, Coréia do Norte, Venezuela, Cuba e outros como se encontram hoje. Na sua época o BNDES cumpria rigorosamente a sua finalidade e não era "financiador" de obras a fundos perdidos para países que ninguém quer morar lá e quem está quer sair. Falou da "ideologia" de muitos socialistas, mas adoravam cachês em dólar, hotéis cinco estrelas e whisky 12 anos. Amigo Flávio Rocha, parabéns pelo absoluto sucesso do seu evento e foi um prazer conhecer o mineiro Sebastião Bomfim do grupo Centauro. Tenho amigos em comum com ele como comandante Afonso (Líderes ex presidente do Atlético Mineiro e dono do BMG. Diss Taxi Áreo), Ricardo Alencar (Coteminas) e Ricardo Guimarãe a ele que MG tem um "povo bão, do trem bão" ele riu muito, uma pessoa simples, admirável.  Que venham outros e lá abracei seu tio Ronald Gurgel, Sérgio e Nelson Freire, Tony Gadelha, Haroldo Azevedo, os queridos Roberto Serquiz e Marcelo Alecrim,  emfim,  muitos outros que são responsáveis pela estabilidade e crescimento da  economia do nosso sofrido, porém mais que viável  Rio Grande do Norte.
2018 é o ano de seu centenário, sei que existe um ditado que diz , "Ninguém é insubstituível", todavia vai demorar muito aparecer um brasileiro que reuna tantas qualidades.  Se fosse uma conta matemática seria. Genialidade + probidade + espírito público + visão de futuro = Roberto Campos.
Ps. A dor afetou com muita força as almas e os corações de seus familiares e inúmeros amigos. Perdemos o maior empresário do ramo farmacêutico, fez história, revolucionou a Fecomércio e o engenheiro, baluarte do CREA e apaixonado abecedista. Adeus seu João Patriota e Arimatea Fernandes, dois homens honrados. Eu queria bem a eles e eles a mim. Descansem em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.